Conheça mais sobre a Maria Fumaça – o trem que retrata a história da imigração italiana.

Passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, a Maria Fumaça realiza trajetos diários desde 1992 – ano em que a Giordani Turismo tornou-se a operadora oficial do passeio. Com trilhos que retratam a história de um povo constituído por imigrantes italianos, o Trem do Vinho – como é popularmente chamado – apresenta as tradições da Serra Gaúcha ao longo de sua viagem: são 23 quilômetros e 3 paradas, cada uma com novas surpresas e sabores.

O progresso e a tradição da Maria Fumaça

A linha ferroviária entre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909, sendo finalizada apenas em 1919. Nos primórdios, era utilizada para o transporte de passageiros e cargas – sendo suspensos, respectivamente, entre anos 70 e 90.

A composição do Trem do Vinho é formada por uma locomotiva e seis carros, que juntos pesam aproximadamente 300 toneladas. Com orgulho de sua história, o vagão de número 215 é preservado como uma verdadeira relíquia: o espaço já foi cenário para a gravação de programas televisivos e de filmes de grande importância nacional, como “O Quatrilho”.

Maria Fumaça e a sua magia

Engana-se quem acredita que a magia é iniciada somente após o começo do trajeto. A emoção está em todos os detalhes! Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho e suco de uva branco. Ao soar o sino, todos embarcam nos carros para o início da aventura, que inclui apresentações típicas italianas e gaúchas.

A parada na cidade de Garibaldi acontece ao som de música tradicional, sem esquecer, é claro, da deliciosa degustação de espumante moscatel e suco de uva tinto. É nesse momento em que todos os turistas têm a oportunidade de realizar um registro especial da locomotiva (confira a hashtag #MariaFumaçaRS no Instagram – as fotos são incríveis!). O último embarque tem destino à Carlos Barbosa, onde todos se despedem do trem mais amado do Brasil.

3 roteiros com o Trem do Vinho

Ao longo do ano, a Maria Fumaça ainda recebe passeios exclusivos como L’Essenza Del Vino, Filó no Trem e o sucesso Natal Sobre Trilhos.

Maria Fumaça e Epopeia Italiana: uma verdadeira volta ao passado. Além de conhecer os encantos de um passeio de Trem do Vinho, você terá a oportunidade de se emocionar com um espetáculo exclusivo em todo o Brasil. O Parque Cultural Epopeia Italiana retrata a saga dos primeiros imigrantes que chegaram à Serra Gaúcha.

Maria Fumaça e Almoço Gaúcho: um roteiro para conhecer o melhor da cultura italiana e sulista! Esse passeio inclui um almoço com cortes nobres e tradicionais na Churrascaria Ipiranga.

Maria Fumaça e Almoço Italiano: uma verdadeira imersão na cultura italiana. Nesse roteiro, você irá experimentar a herança gastronômica dos imigrantes italianos no tradicional Restaurante Di Paolo.

Você está pronto para embarcar nessa viagem? Faça a sua reserva e venha conhecer os encantos do Trem do Vinho com a Giordani Turismo.